produção de conteúdo terceirizado

 

A área de conteúdo vem crescendo ano após ano e cada vez mais, as marcas têm apostado na produção de conteúdo terceirizado, ou seja, contratam agências/estúdios especializados para gerirem suas estratégias.

Por mais prática e interessante que seja a produção de conteúdo terceirizado não está livre de “problemas” e dilemas, comum a toda área profissional.

Por isso, nós trazemos à tona alguns destes problemas para que você reflita sobre as possíveis soluções, vamos lá?

 Problemas da produção de conteúdo terceirizado para as agências

  • Falta de colaboração da marca/empresa: muitas vezes, as marcas detêm informações preciosas que somente elas possuem e que podem ser essenciais para o projeto. Muitas marcas preferem não colaborar neste quesito, seja por medo, política empresarial ou mesmo por omissão. Isto impacta significativamente na qualidade do conteúdo gerado.

Entenda como escolher uma boa agência de conteúdo 


  • Pessoas desqualificadas para direcionarem o projeto: sempre haverá alguém que fará a “ponte” entre a marca e a agência/estúdio em qualquer projeto, e é aí que mora o perigo. Em alguns casos, a pessoa delegada para tal atividade, não possui as informações ou competência necessária para fazer a gestão do projeto e novamente, pode comprometer seriamente a qualidade do conteúdo final.
  • Desconhecimento geral sobre a área: Por estar em constante ascensão, o marketing de conteúdo tem sido muito utilizado nas estratégias das marcas e empresas como meio de alavancar seus negócios. Em muitos casos, as mesmas desconhecem o real propósito ou não analisam a verdadeira utilidade da ferramenta, utilizando-a de maneira banal ou só porque a concorrência está fazendo, ou pior ainda, porque está “na moda”. Toda estratégia, seja qual for, tem que ser condizente com os propósitos reais de uma empresa, não apenas seguida por modismos mercadológicos.

Problemas na terceirização de conteúdo para as marcas e empresas

  • Distanciamento do projeto: Após a terceirização, a maioria das empresas/marcas se distanciam do projeto, deixando tudo por conta da terceirizada, não participando efetivamente do mesmo o que pode, novamente impactar na qualidade final. É essencial estar presente e acompanhar o andamento do projeto para que nenhum detalhe importante seja descartado ou despercebido.
  • Falta de controle: Não saber o que está ocorrendo ou o que está sendo feito é um grande risco e problema. Lembre-se que a internet não tem limites e é importantíssimo monitorar o que está acontecendo e sendo falado sobre a empresa/marca.
  • Perda de identidade: Os fatos anteriores, quando não sanados em tempo, podem resultar na perda de identidade da empresa/marca. Este problema pode gerar descrédito e consequentemente, perda de clientes. A melhor forma de não deixar isto acontecer é alinhar as diretrizes do projeto com os propósitos e valores da marca.

Leia mais sobre terceirização de conteúdo neste post


Vale ressaltar que a produção de conteúdo terceirizado pode ser uma estratégia muito útil para qualquer projeto, mas também é importante observar as questões aqui mencionadas. Tanto empresa/marca quanto a agência de conteúdo é responsável pelas informações que serão propagadas. Lembre-se que o foco final é sempre o cliente que está esperando por um conteúdo relevante.

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